Deus, o Pai, se mostrou nestes últimos dias

Deus se mostra; Ele o fez no passado e Ele o fez no que conhecemos como esta dispensação ou tempo espiritual, precedendo Sua vinda. Ele vai se mostrar novamente na Segunda Vinda.

Existem muitas crenças concernentes a natureza de Deus, o Pai. Tantas, na verdade, que pode ser difícil para aqueles que se engajam em uma discussão religiosa para se assegurar que estão falando sobre o mesmo Ser. Todos temos uma ideia ou imagem para “quem” e “o que” Deus é dentro de nossa visão, e frequentemente esquecemos que as outras pessoas podem não ver Deus do mesmo modo que nós vemos. Essas diferenças estão presentes porque as crenças sobre Deus tem sido diluídas e modificadas com o passar do tempo, após a morte do Salvador e Seus apóstolos. Deus como um Ser perfeito e glorificado era um dado. Jesus como o Cristo, o Filho de Deus, foi ensinado e exemplificado em sua vida e missão. Então, por que o Pai Celestial não se mostra para todos imediatamente? Bem, podemos ver nos escritos tanto da Bíblia quanto do Livro de Mórmon (um outro testamento de Jesus Cristo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) que Deus de fato se mostra… mas não para todos de uma só vez, e que existem boas razões para quando isso acontece.

Deus, o Pai, quer que nós aprendamos sobre Ele e que venhamos a conhecê-Lo, para que possamos aproximar-nos Dele e eventualmente virmos a morar com ele. Entretanto, em Sua perfeição, Ele não pode ser manchado com iniquidade, ou “[pode] encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância ” (D&C 1:31), e devido a condição causada pela Queda, todos nós ficamos aquém daquela perfeição. Nós simplesmente não podemos morar com Deus enquanto permanecemos neste estado iníquo e imperfeito. O mais importante para nós em nossa jornada é a expiação de Jesus Cristo. Um Salvador foi providenciado para nos redimir de nossos pecados para que assim pudéssemos ser limpos de nossos pecados e retornar a presença de Deus. Enquanto vivemos aqui nesta terra, experimentamos uma separação temporária que deve continuar – uma consequência de nosso estado decaído e uma parte de Seu plano para nosso progresso, até que Seus propósitos para esta terra sejam cumpridos.

Uma outra parte de importante de nosso progresso é a fé – a qual ” não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não veem e que são verdadeiras” (Alma 32:21). Deus “não é visto” e não se mostra para todos para que possamos exercitar nossa fé! Então por que a fé é uma parte tão importante do Seu plano? Por que simplesmente não se revela para que possamos todos ter um “perfeito conhecimento” e não precisar mais de fé?

” Pois eis que não é conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que é compelido em todas as coisas é servo indolente e não sábio; portanto não recebe recompensa” (D&C 58:26).

Se somos “compelidos em todas as coisas” ou temos todas as respostas, nós não aprendemos, crescemos ou progredimos. Lembre-se, Deus quer que todos nós tenhamos progresso e crescimento. Todo seu plano e propósito para nós nesta terra é um plano para nosso progresso eterno. Nossa meta é maior do que a presença de Deus, já que estávamos na sua presença antes da Queda. Nossa meta deve ser crescer e progredir. Fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, o Pai, somos Sues filhos, e o futuro que Ele planejou para nós é maior do que podemos imaginar. Para nos preparar para o futuro, precisamos passar por desafios que irão nos moldar e fortalecer nosso caráter. Os esforços para encontrar respostas por nós mesmos, caminhar a segunda milha e se esforçar para fazer mais do que nos é mandado nos levam para nossa “recompensa”.

” E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá” (Lucas 12:48).

Isto dito, voltamos para o fato de que Deus se mostra e tem se mostrado em tempos passados e presente. Esta é uma notícia gloriosa. Não somos deixados na escuridão sem testemunhas Dele, nem sem a promessa de que nós também, podemos contemplá-Lo se O seguirmos com firme propósito de coração, através de cada desafio da vida. Quanto mais recebemos, mais será requerido de nós. Aqueles que viram Deus e que O conhecem possuem um nível muito maior de responsabilidade do que aqueles que não O viram. Deus não quer nos forçar a algo maior que podemos suportar. Ele nos ensina linha sobre linha, para que não fiquemos sobrecarregados. Lembre-se novamente, somos Seus filhos – e quem esperaria que seus filhos aprendessem equações matemáticas antes de aprender a tabuada? Assim também é com Deus. Ele não nos dará mais conhecimento, mandamentos, ou expectativas do que as que estamos prontos para receber , uma vez que a responsabilidade pelo conhecimento será cobrada. Há um profeta vivo e doze apóstolos na terra hoje que conhecem o Salvador. Eles testificam e prestam um testemunho especial de Sua realidade.

Embora estejamos todos juntos nesta terra, estamos todos em estágios diferentes de nosso progresso, e todos recebemos níveis diferentes de conhecimento e responsabilidades. Para alguns é dado mais, para outros menos – mas a todos nós é dado a quantidade exata que nos é necessário para continuar com nosso progresso pessoal. Existem muitos poucos a quem Deus se revelou pessoalmente, mas Ele se mostra a todos que estão espiritualmente preparados – aqueles que Ele escolheu para serem seus representantes para nos guiar em nosso desafio de nos tornarmos como Ele é. Ele se mostrou para Moisés e falou com ele face a face, Se mostrou para o irmão de Jarede que tinha fé suficiente para pedir ao Senhor para tocar as pedras com seus dedos para fazer com que brilhassem (Éter 2-3), e ele se mostrou a Joseph Smith no bosque sagrado, em resposta a sua oração para saber qual igreja era a verdadeira. A verdade havia caído pelas ruas e ele precisava saber. Sua resposta veio como uma maravilhosa teofanía, ao ver Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo. Através de Joseph Smith, Ele restaurou a Igreja de Cristo sobre a terra. Eles apareceram. E o conhecimento obtido por Joseph, que compartilha para você e eu é que eles eram seres reais, que eles vivem, e que são dois Seres distintos e glorificados. Joseph testificou que nós, ao sermos batizados no reino de Deus, podemos progredir e receber todas as bênçãos possíveis ao homem, incluindo ver o Salvador, se nos tornarmos santificados através Dele. Quer seja nesta vida ou na próxima, ou na Segunda Vinda, todos nós O veremos novamente.

Os exemplos são poucos, como na maioria dos casos, aqueles escolhidos para ser profetas apenas ouvem a voz de Deus ou recebem visões para serem guiados, mas o dia está próximo em que Deus se mostrará para todos, e é importante que estejamos preparados para este dia. Quando o propósito desta terra for cumprido, Ele virá em sua glória e todos O verão.

Fontes Adicionais

Leia “O Cristo Vivo: O testemunho dos Apóstolos [Mórmons]” no site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (inadvertidamente chamado por amigos e por outros de “Igreja Mórmon”).

O Livro de Mórmon é um outro testamento de Jesus Cristo, peça uma cópia gratuita hoje mesmo.