Conforme registrado em João 5:1-9, Jesus curou um homem no tanque de Betesda. O local era famoso por seus poderes de cura, que se tornou manifesto quando as águas se agitavam. O homem estava tão debilitado, que ele não poderia ir até a água antes que alguém fosse na sua frente. Jesus ordenou-lhe que tomasse a cama e caminhasse, o que ele fez. Isto causou desgosto nos líderes judeus, pois era o sábado. Só é legal de acordo com a Lei de Moisés realizar ritual ou  carregar objetos sagrados no sábado, e este homem estava carregando cama dele, além disse Jesus tinha curado no sábado. Como é irônico que o Criador do sábado e todos que o guarda, deve ser condenado por quebrá-lo.

Jesus CurandoPor causa disso os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus (João 5:14).

Jesus respondeu com um testemunho de que Ele era o Filho do Pai, e andava fazendo as coisas de seu Pai, e que aqueles que aceitam o Filho também aceitam o Pai. O Salvador, em seguida, profetizou do seu trabalho futuro pelos mortos –

Em verdade, em verdade eu vos digo: vem a hora, e agora é, quando os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão (João 5:25).

Nenhuma seita cristã compreende plenamente o que o Salvador estava falando aqui, exceto A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Através da revelação moderna de profetas verdadeiros, sabemos que Cristo, ministrou aos mortos durante seus três dias no túmulo, organizando uma missão para levar o evangelho aos espíritos que nunca ouviram falar ou que o haviam rejeitado durante a vida mortal. O Profeta Joseph F. Smith teve uma visão deste trabalho, e está registrado em Doutrina e Convênios, Seção 138. Este verso curto mostra o amor de Deus em nos dar todas as oportunidades de ouvir o evangelho e escolher acreditar. Todo mundo vai ter essa chance, tanto na terra como no mundo espiritual, enquanto aguardamos a ressurreição.

Jesus passou a ensinar que João Batista, as obras do próprio Jesus, as Escrituras, e o Pai, todos testemunham que Ele é o Filho de Deus.

Jesus alimenta a multidão

O registro bíblico encontrado em João 6:1-14 e Marcos 6:30-44 nos diz sobre Jesus alimentando a multidão. A história é um dos mais famosos da Bíblia. De apenas alguns pães e peixes, Cristo alimentou 3000 e depois 5000 seguidores.

O Élder James E. Faust (recente apóstolo Mórmon) disse:

“Muitas pessoas anônimas com presentes iguais apenas a cinco pães e dois peixes pequenos magnificam seus chamados e servem sem chamar atenção ou reconhecimento, alimentando milhares. … Estas são as centenas de milhares de líderes e professores em todas as auxiliares e quóruns do sacerdócio, os mestres familiares, a Sociedade de Socorro professoras visitantes. Estes são os muitos bispos humildes da Igreja, alguns sem treinamento formal, mas grandemente magnificados, sempre aprendendo, com um humilde desejo de servir ao Senhor e as pessoas de suas alas (congregações). …

“A principal razão porque esta igreja cresceu de suas origens humildes à sua força atual é a fidelidade e devoção de milhões de pessoas humildes e dedicadas, que têm apenas cinco pães e dois peixinhos para oferecer no serviço do Mestre. Eles se renderam em grande parte dos seus próprios interesses e assim tem encontrado a paz de Deus, que excede todo entendimento “(Filipenses 4:7)” ( Relatos da Conferencia, Abril de 1994, 4-5; ou Ensign, Maio de 1994, 5-6).

Depois que Jesus alimentou as multidões, ele instruiu seus discípulos a entrar no barco e ir para o outro lado do mar. Em seguida, Ele despediu as multidões e subiu ao monte para orar. A medida que os discípulos estavam atravessando o mar, eles foram pegos em por ventos fortes. (Veja João 6:15-21 e Mateus 14:22-33).

Do navio, os apóstolos viram Jesus andando para eles na água. Assim, vem a famosa história de fé e dúvida, quando Pedro tentou fazer o mesmo. Enquanto ele tinha os olhos fixos no Salvador, Pedro conseguiu, mas assim que ele olhou em volta e considerou com a sua lógica a improbabilidade de ser capaz de andar sobre a água, ele começou a afundar e teve que clamar ao Senhor para resgatá-lo. O Senhor nos diz que devemos ter “um olhar fixo na Sua glória”, a fim de conseguir irmos até Ele. Não podemos ser distraídos pelas coisas ao nosso redor.

Jesus é o Pão da Vida

Apóstolo Mórmon Jeffrey R. Holland disse o seguinte:

“Durante o ministério galileu do Salvador, Ele repreendeu aqueles que tinham ouvido falar Dele alimentar 5.000 com apenas cinco pães de cevada e dois peixes e, agora, se reuniram para esperando por um lanche grátis. Esse alimento, importante como o era, era incidental à nutrição real que Ele estava tentando dar-lhes “(Relato da Conferencia, Outubro de 1997, 87; ou Ensign, Novembro de 1997, 65).

Jesus ensinou que o pão que as pessoas procuraram iria temporariamente satisfazer a fome deles, mas que Ele era e é o “pão da vida.” Aqueles que participam do sacramento do Seu sofrimento e morte por nós viverão eternamente e nunca terão fome e sede. “Nunca sentirão fome” e “nunca terão sede”? (Ver João 6:47, 51-54; Mateus 26:26-28; Alma 5:33-35;. D & C 20:77)

Quando parte da multidão rejeitou a Cristo, Ele virou-se aos Seus apóstolos e perguntou-lhes se eles também iriam embora. Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens a palavra da vida eterna . E nós acreditamos e temos a certeza que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo “(João 6:68, 69).