Quando os Mórmons celebram o Dia das Mães, frequentemente dedicam um tempo também para honrar uma das mães mais importantes da historia. Maria, a mãe de Jesus, teve um papel muito difícil na vida e que afetaria toda a eternidade, devido a sua fé.

Os Mórmons acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus e de Maria. Apesar das fofocas existentes, Eles não acreditam que tenha ocorrido através de intimidades, uma vez que tanto a Bíblia quanto o Livro de Mórmon dizem que Maria era virgem quando Jesus nasceu. Eles também não acreditam que o Espírito Santo seja o pai de Jesus, uma vez que a Bíblia diz especificamente que o pai de Jesus é Deus. Embora os Mórmons não saibam como a concepção tenha acontecido, não é tão importante uma vez que isto não tem impacto na vida eterna. Eles apenas sabem que foi feito de maneira respeitosa.

Os Mórmons acreditam que a dupla herança de Jesus Cristo – tanto mortal quanto divina – foram essenciais para sua missão eterna como Salvador. Devido a sua mortalidade, Ele pode experimentar as coisas que os mortais experimenta, mas devido a sua divindade, Ele podia ter uma vida sem pecados, expiar pelos pecados de outras pessoas e ressuscitar dos mortos.

Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus Cristo. Foi um chamado, uma responsabilidade sagrada criar o Filho de Deus. Ela tinha que aceitar um milagre em sua vida e então tinha que lidar com a consequência mortal do milagre. Jose, a princípio, ficou chateado ao saber de sua gravidez, até saber de seu propósito miraculoso. Ele tinha uma escolha, mas ele escolheu obedecer ao mandamento do anjo e se casar com Maria. Ele tinha uma responsabilidade importante de ser o “pai” de Jesus, provendo um modelo masculino e cumprindo o papel de pai terreno.

Maria seguiu as instruções que tinha com coragem e graça. Ela e José obedeceram a todos os sentimentos e mandamentos para assegurar que as profecias fossem cumpridas e que Jesus ficasse seguro. É evidente que ela e José eram ambos seres espiritualmente preparados para cumprir o papel apontado divinamente.

O povo do Livro de Mórmon sabia sobre Maria, mesmo que eles tenham vivido no que hoje é conhecido como Continente Americano. Seus profetas viram Maria em visões e sabiam que ela seria uma mãe virgem e que Deus a havia escolhido para este papel. Eles a honraram mesmo antes de ela nascer e esperaram ansiosamente pelo nascimento do seu filho.

A escritura a seguir é uma das visões registradas no Livro de Mórmon, um livro que os Mórmons suam como companheiro da Bíblia. Esta visão foi dada para um adolescente chamado Néfi, cujo pai Leí foi um profeta e também havia tido esta visão:

“13 E aconteceu que olhei e vi a grande cidade de Jerusalém e também outras cidades. E vi a cidade de Nazaré; e na cidade de Nazaré vi uma virgem que era extremamente formosa e branca.

14 E aconteceu que vi os céus se abrirem; e um anjo desceu e, pondo-se na minha frente, disse: Néfi, que vês tu?

15 E eu respondi: Uma virgem mais bela e formosa que todas as outras virgens.

16 E disse-me ele: Conheces tu a condescendência de Deus?

17 E disse-lhe eu: Sei que ele ama seus filhos; não conheço, no entanto, o significado de todas as coisas.

18 E disse-me ele: Eis que a virgem que vês é a mãe do Filho de Deus, segundo a carne.

19 E aconteceu que eu a vi ser arrebatada no Espírito. E depois de haver sido ela arrebatada no Espírito por um certo espaço de tempo, o anjo falou-me, dizendo: Olha!

20 E eu olhei e tornei a ver a virgem carregando uma criança nos braços.

21 E disse-me o anjo: Eis o Cordeiro de Deus, sim, o Filho do Pai Eterno!” (1 Néfi 11:13-21).

Assista este belo vídeo feito por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (verdadeiro nome da Igreja Mórmon) no link:

http://www.lds.org/bible-videos/videos/mary-the-mother-of-jesus?lang=por&country=br