Mateus e Marcos, os únicos evangelhos que registram esse detalhe, percebem que Jesus se sente abandonado por Deus sem explicar o porque (ver Mateus 26:46 e Marcos 15:34).

Mais tarde, comentaristas começam a explorar o imponderável; sugerindo uma variedade de explicações porque Jesus, culpado ou inocente, experimentou a separação completa do Pai neste terrível momento.

Alguns estudiosos e teólogos sugerem que o Pai não podia suportar testemunhar a morte de seu amado Filho e, portanto, se afastou no momento do sofrimento final de Jesus. Outros hipotetizam que o Pai teve que partir, um fato divino, para que Jesus pudesse completar a expiação completamente sozinho. Finalmente, alguns dizem que Jesus foi completamente abandonado por Deus da mesma maneira que todos os pecadores porque Jesus Cristo sofreu e morreu em nosso lugar (ver Galatas 3:13 e 1 Pedro 2:24).

Porque o pai abandonou Jesus, ao sofrer uma morte terrível na cruz, é digno de uma reflexão contínua e ponderada. O que é claramente o caso, indiferente do que não podemos entender completamente ainda, é que o Pai é perfeito em todos os atributos – e ele não permitiria que esse abandono não tenha sido para o seu propósito imutável: o bem eterno de Seu Filho e todos os outros filhos espirituais, incluindo cada um de nós.