Mateus e Marcos, os únicos evangelhos que registram esse detalhe, percebem que Jesus se sente abandonado por Deus sem explicar o porque (ver Mateus 26:46 e Marcos 15:34).
Mais tarde, comentaristas começam a explorar o imponderável; sugerindo uma variedade de explicações porque Jesus, culpado ou inocente, experimentou a separação completa do Pai neste terrível momento.
Alguns estudiosos e teólogos sugerem que o Pai não podia suportar testemunhar a morte de seu amado Filho e, portanto, se afastou no momento do sofrimento final de Jesus. Outros hipotetizam que o Pai teve que partir, um fato divino, para que Jesus pudesse completar a expiação completamente sozinho. Finalmente, alguns dizem que Jesus foi completamente abandonado por Deus da mesma maneira que todos os pecadores porque Jesus Cristo sofreu e morreu em nosso lugar (ver Galatas 3:13 e 1 Pedro 2:24).
Porque o pai abandonou Jesus, ao sofrer uma morte terrível na cruz, é digno de uma reflexão contínua e ponderada. O que é claramente o caso, indiferente do que não podemos entender completamente ainda, é que o Pai é perfeito em todos os atributos – e ele não permitiria que esse abandono não tenha sido para o seu propósito imutável: o bem eterno de Seu Filho e todos os outros filhos espirituais, incluindo cada um de nós.
Quero saber mais sobre jesus.
Obrigado..
Boa tarde,
Meu nome é Jesus e moro em Brasília-DF. Vocês teriam mais material sobre esse assunto? Por que Deus abandonou seu próprio filho na hora em que Ele mais precisava.
Se puder me enviar material sobre esse assunto eu te agradeço antecipadamente. Ok??
Josmar. (61) 9916-4230.
Na última Conferência Geral, o Élder Holland, um dos Doze Apóstolos, discorreu exatamente sobre este tema.
Na oportunidade, disse que como o Salvador conhecia e tinha a presença constante do Pai, ou seja, como ainda não havia passado pelo véu, de maneira a ofuscar Sua visão/lembrança da pré-existência, o sacrifício expiatório ainda não estava completo. Neste sentido, Jesus não vivia pela fé em Deus, como nós, e sim, pelo conhecimento pleno da existência Dele. Deste modo, por mais que sofresse pelos nossos pecados, nunca saberia o que é, na carne e no espírito, viver apenas pela fé.
Portanto, foi necessário que Deus se retirasse da presença do Filho, para que o sacrifício expiatório se completasse, na medida em que, naquele momento, Jesus precisou, com todas as forças que Lhe restavam, ter fé para sobrepujar a morte.
Dizendo de outro modo, o véu Lhe foi colocado naquele curto período, para que Ele sentisse o que todos nós, quando pecamos, também sentimos: o afastamento do Santo Espírito.
Naquele momento Deus se afastou de Jesus, pois Deus é amor é a pura graça e Jesus tem a missão de morrer por nossos pecados e no instante de Sua morte com Ele estavam todos os nossos pecados, e a graça de Deus não pode estar na presença do pecado, por isto Deus se afastou.
deus deixou seu filho pra morrer nao importa oque vao dizer pra mim e isso e ja era pq deus podia muito bem ter salvado seu filho,agora pensa…se deus deixou o propio filho para morrer,porque ele se importaria cm vc ou cmg nao sei :/ nao acredito em deus mais tbm nao sou anti cristo eu acredito na ciencia