Existem muitas pessoas, de varias crenças e denominações religiosas que professam acreditar em Deus, porém a verdadeira medida da fé de uma pessoa em Deus não pode ser medida por uma simples declaração, pois o apostolo Tiago escreveu aos santos: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem” (Tiago 2:19). O Senhor Jesus Cristo ensinou: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). E assim vemos que é insuficiente apenas acreditar que Deus existe, é muito mais importante conhece-Lo.

A primeira Regra de Fé de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias declara: “Cremos em Deus o Pai Eterno, no Seu Filho Jesus Cristo e no Espirito Santo”. De novo, a idéia ou conceito de acreditar em Deus é apresentado, mas o que significa conhecer “o único Deus verdadeiro”? Como uma pessoa pode ter um real, duradouro e um relacionamento pessoal com Deus?

Há quem acredite que para conhecer verdadeiramente a Deus deve passar por muito sofrimento e aflições nesta vida. Outros podem acreditar que para conhecê-Lo devem se dedicar a ações altruístas com cunho religioso. E outros acreditam que primeiro devem se tornar pessoas melhores e então Deus vai aceita-los.

A verdade é que Deus aceita uma pessoa do jeito que ela é, e onde esteja, em qualquer momento de sua vida. O apostolo João ensinou isto no seu evangelho, como podemos ler em João 3:16-17:

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Deus ama a todos os Seus filhos, igualmente e incondicionalmente, e deseja ter uma relação pessoal com cada um deles. Ele sabe que esta vida não é fácil de ser vivida. Ele também sabe que algumas vezes, por causa de nossa imperfeição mortal, vamos tropeçar e cair. O apostolo Paulo exortou-nos: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Ao descrever a natureza geral do homem Paulo escreveu:

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.  (Romanos 3:10-18)

Deus sabe que: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:6), mas Ele ainda deseja que todos os Seus filhos retornem a casa e vivam com Ele eternamente. Para que isso fosse possível Ele enviou um Pastor para cuidar do Seu rebanho – Seu Filho Unigênito, o Senhor Jesus Cristo. Este grande Pastor tornou-se o ultimo grande sacrifício – o Cordeiro de Deus – expiou pelos pecados de toda a humanidade. Por causa de tão grande amor representado por Sua expiação vicária, uma ponte entre os homens pecadores e Seu santo Pai foi criada. “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito” (1 Pedro 3:18). “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tito 3:5).

Jesus Cristo não somente morreu pelos pecados de toda a humanidade, mas Ele triunfou sobre a morte e a tumba, e foi gloriosamente ressuscitado. Sua ressurreição provou além de qualquer duvida de que Ele pode prometer a vida eterna – de que Ele é o Filho de Deus e o único caminho que uma pessoa pode percorrer para conhecer a Deus. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). O Salvador também disse: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7:37-38). Saber o que Cristo fez por nós e declarar que o aceitamos não é o suficiente. Para termos um relacionamento com Deus, uma pessoa precisa abrir o seu coração e convida-Lo a entrar. O Salvador estendeu este convite a todos os filhos de Deus: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).

No seu discurso durante a sessão de domingo a tarde da Conferencia Geral da Igreja de Jesus Cristo de 1972, intitulado, “Conhecendo a Deus”, Elder Bernard P. Brockbank (uma autoridade geral da Igreja de 1962 até sua morte em outubro de 2000) disse:

Conhecer a Deus esta intimamente ligado a guardar os mandamentos. Conhecer a Deus deve vir por meio de revelação pessoal direta de Deus. Você não pode conhecê-Lo por meio da carne e do sangue.

O Senhor disse que os poderes do inferno não poderiam prevalecer contra a revelação. A comunicação entre Ele e cada um de Seus filhos que verdadeiramente desejam conhecer o Deus vivo e Jesus Cristo.  Este conhecimento esta disponível por declaração divina e por vontade divina. Qualquer um que deseje conhecer Deus o Pai Eterno e Seu Filho Jesus Cristo, e Deus esta obrigado e as portas do inferno não podem desfazer esta divina obrigação, lhe será revelado através dos poderes e princípios da revelação direta de Deus para aquele que deseja receber esta informação.

Conhecer Deus não resolve os problemas da vida, mas confere a ela proposito e força para sujeita-los. Jesus, mesmo conhecendo perfeitamente a Deus, o Pai Celestial, enfrentou problemas e teve que resolvê-los.

Podemos conhecer Deus o Pai Eterno somente através e em Jesus Cristo. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

Para que possamos conhecê-Lo, devemos receber conhecimento através dos meios estabelecidos e através Jesus cristo, que é o Mediador entre Deus e os homens.

Como uma pessoa pode não somente acreditar que existe um Deus, mas realmente conhece-Lo? As palavras do apostolo João como registradas em 1 João 2:3-6 oferece uma resposta adequada a questão:

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2:3-6).