Lucas é o mais longo dos quatro evangelhos e cerca de metade do seu evangelho possui materiais únicos provendo informações adicionais sobre Jesus.

O Evangelho de Lucas é o primeiro de dois trabalhos (Lucas – Atos). O Evangelho informa ao leitor o que Jesus disse e fez e o Livro de Atos revela o que Jesus fez através do Espírito Santo após sua ascensão – uma continuação que foi escrita para ser lida junta.

Lucas contém uma extensa narrativa do nascimento, destacando a história de Isabel e de Maria (Lucas 1), e é o único Evangelho que registra a história de Jesus ir para Jerusalém quando ele tinha doze anos de idade (Lucas 2:41-50). Assim como Mateus, o Evangelho de Lucas provê um registro detalhado das tentações no deserto (Lucas 4:1-13). Adicionalmente, Lucas provê mais parábolas que os outros evangelhos, incluindo algumas que das historias mais memoráveis de Jesus, tal como o Bom Samaritano ou o Filho Prodigo (Lucas 10: 30-37; 15: 11-32).

Como podemos perceber, Lucas também destacou o papel da mulher e proveu informações importantes sobre Maria Madalena, João, Susana e muitas outras (Lucas 8:2-3). O autor parecia interessado em Jesus como um curador e registra suas atividades com relação a esse assunto (veja, por exemplo, Lucas 8:41-56).

Lucas destaca a semana final de Jesus, enfatizando que Jesus ensinou no templo todos os dias (Lucas 19:47). Adicionalmente, Lucas detalha como Jesus preparou seus discípulos para sua partida.

Finalmente, os Evangelhos provêem uma discussão detalhada do que aconteceu no primeiro dia da semana, quando Jesus foi levantado dos mortos (Lucas 24).