Eu realmente não sabia o que dizer quando ouvi pela primeira vez alguém dizer “Vamos fazer as graças”. A família então abaixou suas cabeças, fizeram uma oração memorizada e começaram a comer. Eu percebi que as “graças” era similar a benção não memorizada do alimento feita pelos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (também conhecida como os Mórmons ou SUD).

Quando ouvi a palavra “graça” de novo, ela tinha ainda outro significado. Eu tinha tropeçado, e minha mãe me disse de forma provocadora: “O que você não tem em graça, tem em encanto”.

Não passou muito tempo para que eu aprendesse que a palavra “graça” ainda tinha outros significados. Mas aquela mais significativa para mim era a que se referia a Deus.

A Bíblia junto com o Livro de Mórmon e outras escrituras modernas nos dão uma ampla explanação do significado de graça.

Na Bíblia lemos:

Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. (Atos 15:11; veja também Efésios 2:8-10).

Nos escritos de Paulo, a graça é dada gratuitamente a toda a humanidade por causa do amor e tenras misericórdias de Jesus Cristo.

O dicionário SUD da Bíblia define graça da seguinte maneira:

É através da graça do Senhor Jesus Cristo, feita possível por causa de Seu sacrifício expiatório, que a humanidade será levantada em imortalidade, cada pessoa recebera seu corpo da tumba em um estado de imortalidade. Também é através da graça do Senhor que os indivíduos que exercerem fé no sacrifício de Jesus Cristo e se arrependerem de seus pecados, receberam força e ajuda para fazer boas obras que não seriam capazes de fazê-las por meio de suas próprias forças. É esta graça que permite que os homens e mulheres obtenham a vida eterna e exaltação depois de terem feito tudo o que podiam fazer.

A graça divina é necessária por causa da queda de Adão e também por causa das fraquezas e deficiências dos homens. Entretanto, a graça não pode ser concedida sem o comprometimento total da parte que a recebe…

Quando Jesus sofreu no Getsêmani pelos pecados e dores da humanidade, Ele nos libertou da morte – fomos completamente salvos. Entretanto, é esperado que cumprissem Seus mandamentos, ensinamentos e exemplo.

Algumas igrejas usam as escrituras bíblicas para argumentar que nada mais requerido além da fé pessoal no Cristo. O Novo Testamento, mais precisamente Tiago, deixou claro que a fé não é suficiente:

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? (Tiago 2:14-17).

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tiago 2:26).

Gerald Lund, um educador Mórmon, citou o Presidente Joseph Fielding Smith em um artigo de abril de 1981 da Ensign Magazine: “Salvation: By Grace or By Works?”:

Então Paulo ensinou estas pessoas – que pensavam que poderiam ser salvas por algum poder que possuíam, ou pela simples observância da lei de Moisés – ele enfatizou a eles o fato de que se não fosse pelo grande sacrifício expiatório, eles não poderiam ser redimidos. Portanto é pela graça de Deus que eles seriam salvos, e não por nenhuma obra que poderiam realizar. Paulo estava absolutamente certo.

Em outro livro, Tiago ensinou exatamente o que Cristo ensinou, assim como Paulo havia ensinado em outra escritura, que é o nosso dever, nossa necessidade, nossa obrigação, de se empenhar com diligência e fé, guardando os mandamentos do Senhor, se quisermos obter a herança que é prometida aos fiéis…

O Livro de Mormon corrobora esta verdade; não devemos apenas declarar que cremos, mas viver de acordo com nossas crenças:

 Pois trabalhamos diligentemente para escrever, a fim de persuadir nossos filhos e também nossos irmãos a acreditarem em Cristo e a reconciliarem-se com Deus; pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer (2 Néfi 25:23)

Dallin Oaks, um apostolo da Igreja SUD, explicou o seguinte na Conferencia Geral da Igreja SUD de abril de 1998 no discurso intitulado Vocês Foram Salvos?:

O que é “tudo o que pudermos fazer”? Certamente isso inclui o arrependimento (ver Alma 24:11) e o batismo, guardar os mandamentos e perseverar até o fim. Morôni rogou: “Sim, vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele e negai-vos a toda iniquidade; e se vos negardes a toda iniquidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo”. (Morôni 10:32).

Não somos salvos em nossos pecados, como em uma salvação incondicional em que confessemos a Cristo e depois, inevitavelmente, pequemos durante o restante da vida. (Ver Alma 11: 34, 36, ­37). Somos salvos de nossos pecados (ver Helamã 5:10), pela renovação contínua de nosso arrependimento e purificação por intermédio da graça de Deus e de Seu bendito plano de salvação (Ver 3 Néfi 9:20-22).

Temos que agir agora para obter a exaltação depois. A exaltação é diferente de salvação. Significa ser exaltado no mais alto dos céus na presença de Deus. O dom da graça garante a nós que o fim da vida (a morte) é o inicio da eternidade (imortalidade). Devemos nos esforçar para sermos melhores a cada dia.

Usando a definição padrão do dicionário para a palavra graça, Christopher J. Sexton, um converso recente ao Mormonismo, nos explicou como a graça opera em nossas vidas.

Graça:

  1. Elegância, beleza, e harmonia de movimentos. É assim que a minha vida funciona quando permito que Deus me guie, eu apenas sigo as instruções.
  2. Polidez, dignidade e comportamento decente. É assim que eu me comporto quando oro e peço por humildade, força e amor em aceitar Sua vontade, sabendo que é para o meu bem.
  3. Generosidade de espirito, a capacidade de aceitar, tolerância ou perdão em relação aos outros. Este é o amor sem fim do meu (nosso) Salvador e tudo o que Ele faz por mim durante esta existência.

Morôni, um profeta do Livro de Mórmon, ensinou que através da graça e seguindo a Cristo seremos redimidos:

Sim, vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele e negai-vos a toda iniquidade; e se vos negardes a toda iniquidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo; e se pela graça de Deus fordes perfeitos em Cristo, não podereis, de modo algum, negar o poder de Deus.

E novamente, se pela graça de Deus fordes perfeitos em Cristo e não negardes o seu poder, então sereis santificados em Cristo pela graça de Deus, por meio do derramamento do sangue de Cristo, que está no convênio do Pai para a remissão de vossos pecados, a fim de que vos torneis santos, sem mácula (Morôni 10:32-33).

Eu me sinto humilde ao pensar na graça de Deus. Por causa do amor redentor de Cristo, eu desejo profundamente ser digno do incompreensível sacrifício que Ele realizou em meu favor. Eu sou grato pelos Seus braços confortantes e Sua misericórdia que me envolvem e me fortalece quando sou fraco. Oro que outros possam vir, a saber, assim como eu sei, que Jesus é o Cristo, cheio de graça e verdade e que Ele esta disponível a todos os que O buscarem.

Recursos Adicionais

Vocês Foram Salvos? Por Elder Dallin H. Oaks